sexta-feira, 24 de abril de 2009

A INTERNET COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO:

POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES

A internet foi criada como um veículo de comunicação alternativo, e ainda hoje é utilizada principalmente com esse propósito. Menos invasivo que o telefone e menos formal que uma carta, o e-mail, por exemplo, é atualmente a principal forma de utilização da Rede. O uso correio eletrônico é uma das atividades mais freqüente dos usuários brasileiros, superando as vezes até mesmo a navegação na WWW (World Wide Web) em busca de informações sobre produtos e serviços.
Além disso, também é comum o uso de softwares que permitem a utilização da internet como um canal de voz, como uma opção mais econômica para os telefonemas internacionais e interurbanos.
Portanto, sem dúvida a internet é um meio de comunicação interpessoal. Mas será que podemos classificar a internet como um meio de comunicação de massa? Segundo o Dicionário de Comunicação, os meios de comunicação de massa possuem as seguintes características:

a) são operados por organizações amplas e complexas, envolvendo diversos profissionais,com diferentes habilidades;

b) são capazes de difundir suas mensagens para milhares ou até milhões de pessoas, utilizando grandes recursos tecnológicos (os veículos de massa), sustentados pela economia de mercado (através da publicidade, principalmente);

c) falam para uma audiência numerosa, heterogênea, dispersa geograficamente e anônima;

d) e, principalmente, exercem uma comunicação de um só sentido, ainda que possuam algum sistema de feedback (índices de audiência, por exemplo).

Por um lado, a internet possui de certa forma ao menos as três primeiras características citadas: um portal, por exemplo (como o Terra, UOL, entre outros) são organizações amplas e complexas que – através de um aparato tecnológico sofisticado (inúmeros computadores, linhas telefônicas dedicadas, conexões via satélite ou fibra ótica, etc.), sustentados por verbas publicitárias – difundem conteúdos para uma audiência numerosa, heterogênea, geograficamente dispersa e anônima. Exatamente como acontece na comunicação de massa.

No entanto, por outro lado, a mesma internet permite que apenas uma pessoa, utilizando apenas um computador simples e uma linha telefônica, sem grandes despesas, faça o mesmo, disponibilizando conteúdos para potencialmente a mesma audiência. Ou seja:
exatamente o contrário do que acontece na comunicação de massa.
Além disso, a comunicação via internet não precisa ocorrer em um só sentido . Por suas características de sistema hipertextual, a internet permite que esta audiência trace seu próprio caminho para o acesso aos conteúdos, determinando quando e quais informações quer receber. A sua postura deixa de ser a do receptor passivo. Em outras palavras, sai o espectador e entra em cena o usuário.
Portanto, poderíamos dizer que a internet é uma espécie de meio “híbrido“: embora criado como meio de comunicação interpessoal, tem características de meio de comunicação de massa. No entanto, também pode negar essas mesmas características. Na realidade, tudo depende do uso que estará sendo feito da Rede.
É justamente esse aspecto “híbrido” que nos permite caracterizar a internet como uma tecnologia revolucionária, que trará aspectos nunca antes previstos ao cenário da comunicação.

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