sexta-feira, 24 de abril de 2009

Surgimento da Internet- Uma Viagem no Tempo


1950-Computadores conectando-se com outros computadores

O Projeto denomina-se - "RAND - Reasearch And Develoment", e é desenvolvido para facilitar o intercãmbio entre os pesquisadores de inteligencia artificial.

1958 - Nasce a ARPA

Com o objetivo de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico com fins estratégicos e militares, os EUA estabelecem a Advanced Researc Projectos Agency, responsável pela criação da ARPANET, a percursora da internet.

1960- A Idéia de uma Rede Mundial

Está idéia fundamental é desenvolvida pela primeira vez no artigo - "Simbiose homem-computador, do genial Joseph Carl Robnett Licklider.




1961- Os Pacotes de Informação iniciam sua viagem

Vários pesquisadores desenvolvem, paralalemente, a idéia de informação viajando em pacotes - ou seja,conjuntos limitados de dados unidos á informação necessária para controlá-los. Os personagens chave deste conceito são: Vinton Cerf e Robert Kahn.

1969- Começa a Funcionar a ARPANET
Depois de vários fracassos, a rede de computadores criada dois anos antes pelo Minitério da Defesa dos EUA realiza sua primeira conexão bem sucedida.
1970- Nasce a palavra Internet
Vinton Cearf é considerado a primeira pessoa a cunhar a palavra "internet".
1971 - A Chegada do Correio Eletronico
Ray Tomlinson, da empresa BBN, idealiza um programa de correio eletronico para enviar mensagens através da rede.
1975 - Bill Gates funda a Microsoft
A Microsoft se dedica a desenvolver, fabricar e produzir softwares e equipamentos eletronicos.Em meados dos anos 80, ela domina o mercado de computadores pessoais com seu sistema MS-DOS.Em 2007, registra 80.000 empregados em mais de 100 países, assim como lucros anuais superiores a 5 bilhoes de dólares.
1976- Uma Maça em Ascensão
Steve Jobs, de 21 anos, e Steve Wozniak, de 25, projetam um computador menor, mais barato e mais fácil de utilizar que os existentes. Inspirado em um pomar de Oregon em que havia trabalhado com alguns amigos, Jobs o batiza com o nome de "Apple Computer".
1977 - Primeira Demonstraçao de Protocolo TCP/IP
Transmission Control Protocol/internet Protocol, cuja abreviação é TCP/IP, caracteriza-se por excelente funcionamento. É o único conjunto de regras para o envio de dados que, anos mais tarde seria aprovado pela ARPANET.
1983 - A ARPANET se desmilitariza
A parte militar de ARPANET forma uma rede separada, a MILNET.
1988 - Todos no Chat!
Jarkko Oikarinen desenvolve o "IRC" (Internet Relay Chat), um programa que permite "conversar" ao vivo pela Internet.
1997- Bem-vindo, Blog!
em seu site chamado Robot Wisdom, Jorn Barrer decide agrupar e publicar diariamente as coisas mais interessantes que encontra na rede.Apesar de já existirem conteúdos parecidos, Barrer é o primeiro a denominá-lo weblog ( "log" significa "diário").Depois, outros o abreviaram para "blog".Blog é um site periodicamente atualizado, que compila cronologicamente textos ou artigos de um ou vários autores, aparecendo primeiro o mais recente.
Existem programas especiais para criá-los. O autor sempre conserva a liberdade de manter publicado o que acredita ser pertinente.
1998 - Google
Larry Page e Sergy Brin fundam o Google Inc., a empresa criadora do maior sistema de buscas da Internet, que começara a funcionar dois anos antes. o nome foi inspirado no termo matemático Googol ( um 1 seguido 100 zeros), e simboliza a imensidão de dados que se pode encontrar na rede.
1999 - o Messenger domina
O programa de mesnsagens instantaneas projetado pela Microsoft para seus sistemas Windowns inicia sua longa carreira.Tres meses depois, ele quase é reciclado por fazer pouo sucesso. Mas uma inesperada avalanche de usuários volta apopularizá-lo, desbancando seu famoso predecessor, o ICQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário